quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Evolução da raça yorkshire


Todas as raça dos chamados "canários belga" foram formadas a partir da domésticação de uma espécie de canário, Serinus canaria, orignária das Ilhas canárias.

A raça de canário Yorkshire teve sua origem nas Ilhas Britânicas no condado de York. Existem informações destes canários criados lá desde 1820.
Tais canários não tinham, porém, um padrão definido e, em 1897, os criadores resolveram estabelecer o tipo que deveria ser atingido. Logo após surgiu o padrão desenhado por Norman do pássaro denominado York anel. Diziam que o Yorkshire deveria “deslizar através do anel de casamento de um homem”.
Utilizando os pássaros existentes, o Bossu e posteriormente, o Lancashire, os criadores conseguiram um pássaro relativamente grande, esguio e de posição erecta mas que dificilmente chegava ao padrão desejado.
Em 1927, Vowles desenhou o segundo modelo com a cabeça mais volumosa, nuca, dorso e cauda alinhados, peito mais proeminente mas com a posição erecta original.
Em 1961, Golding desenhou o modelo que é adoptado até hoje pelos ingleses, onde o prolongamento do dorso não se alinha com a nuca, a cauda parece pressionar as asas para cima, peito com curvatura acentuada, mantida ainda a posição erecta original.

Hoje os canários que ganham na Grã-Bretanha estão ligeiramente diferentes do modelo Golding mas este é o oficialmente adoptado nas ilhas.
Hoje sabe-se que o YORKHIRE tem também no seu padrão genético a influência da raça Norwich, além das citadas acima.
Nomeado após o condado de sua origem, o “Yorkie” foi descrito como “o Guardsman” por causa de seu stance rígido, diz-se que um Yorkshire deve: “deslizar através do anel de casamento de um homem”.

Atualmente o desafio dos criadores é produzir pássaros o mais perto possivel do modelo de Golding e ainda ter a habilidade para treinar os pássaros de modo que indique a posição bold (realce), erecta e o temperamento constante que caracteriza o “Guardsman”.




Artigo sobre a evolução do yorkshire - Autor: Arthur Cardenaz

2 comentários:

  1. gostaria de adquirir i yorkshire
    favor informaronde em SDão Paulo

    grato

    geraldo zulzke
    meu email
    gzulzke@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. GEGE
    De uma olhada na comu sobre os yorkshire no orkut que tem vários contatos de criadores.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=18020907

    ResponderExcluir