terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Canáril Soares - Apresentação

O Canaril Soares é do criador Claudemir Martins Soares (Miro), membro com Clube Ornitológico de Maringá, Paraná que cria exclusivamente a raça de porte Yorkshire.

Meu interesse por canários surgiu desde a infância, quando meu pai nos presenteou, eu e meus irmãos, com um canário pé duro, pintado branco. O pobrezinho morreu picado por uma cobra mas com aquele canárinho a canaricultura "me picou" pois encontrou aquela criança em um sitio no interior do Paraná e entrou no seus desejos e sonhos.

Anos depois em 1996, adquiri meu primeiro canário pé duro "para canto", vieram mais três e depois algumas fêmeas e comecei a criar meus "pindorgas" que tanto me davam prazer. Quando cursava a graduação passei a buscar conhecimento e a visitar criadores. De início me interessava pelos "meia pena" e pelos frizados porém, em uma dessas visitas vi ele O YORKSHIRE e foi paixão a primeira vista me lembro como se fosse hoje, que imponência! que canário diferente!?!?... Daí corri atrás e há 7 anos adquiri meus primeiros yorkies e venho me dedicando a esta raça.

Criar canários pra mim é realizar um sonho de infância, de uma criança que sempre gostou de animais, admirava e se interessava pelas diferenças entre as raças dos animais domésticos. Criar canários, pra mim, é uma forma de estar em contato com está criança e manter seus sonhos que sustentam o adulto que sou hoje, de poder "brincar" com cruzamentos, ter contato com os animais, observar o comportamento, acompanhar a reprodução, alimentar os filhotes, manejar as aves, entristecer com as perdas... é, por mais dificil que seja entender, até mesmo fazer a limpeza do canaril é um bom momento. Tudo isso gera prazer. É uma possibildide de estar em contato comigo mesmo nas minhas manhãs "solitárias"ou parte do fim de semana, e ainda fazer amizades ao visitar um criador ou participar dos eventos.

Criar canários para competir é uma oportunidade única de ver a genética na prática, nesta busca pelo "passáro ideal" fruto, muitas vezes, de anos de trabalho. Levar canários para os concursos é uma forma de ter meu "trabalho" avaliado. Ter um canário premiado tambem gera prazer, alegria com a confirmação de que os esforços estão dando frutos, que estou no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário