segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Padrão do Canário Yorkshire - O canário ideal

POSIÇÃO / POSTURA 25 Pontos
Atitude ereta demostrando altivez. Coxas visíveis; pernas longas sem serem rígidas ou fracas e posicionadas ligeiramente atrás da metade do corpo. O prolongamento da coxa, numa linha imaginária, deverá passar pelos olhos. Pés quase juntos ao gripar o poleiro quando em posição de concurso. Unhas curtas. O pássaro deve exibir postura que lembra um soldado em posição de sentido.
O corpo fica numa posição entre 80º e 85º com a horizontal. As pernas e pés, tem influência fundamental nesse item. Pernas curtas, anguladas em demasia, rígidas ou muito abertas prejudicam a tomada perfeita de posição. Pássaros que por serem muito bravos ou por deficiência de estrutura não entram em posição devem ser penalizados com rigor.

PLUMAGEM - 25 Pontos
Compacta, bem cerrada e sem zonas frouxas ou penas soltas. Isto só pode ser conseguido com penas curtas e duras. Asas devem ser proporcionalmente longas e simétricas e bem assentadas ao dorso e parte da cauda, que deve ser também compacta e bem fechada. As asas devem se juntar, sem se cruzar, com as primárias e secundárias cobrindo toda a parte do dorso onde assentam. A cauda representa praticamente 1/3 do comprimento total do pássaro, é compacta como uma piteira e parece forçar as asas para cima.
Observações: Normalmente as penas frouxas aparecem no peito, sob as asas (fachos) e na zona da cloaca. Neste último caso a forma (finalização) fica fortemente prejudicada e deve ser penalizada, proporcionalmente à imperfeição. As penas das asas e cauda devem ser longas. Asas caídas ou cruzadas devem ser penalizadas com rigor. Caudas abertas, com pontas desalinhadas, forma de rabo de peixe, arriadas ou por demais levantadas devem ser penalizadas com rigor.

CABEÇA - 20 Pontos
Deve ser grande, arredondada sob todos os ângulos, cheia, limpa e claramente definida. Nuca: larga, profunda e descendo em linha até a parte mais elevada dos ombros. Olhos: mais centralizados possível em relação à cabeça; nítidos e sem sobrancelhas conferindo uma expressão corajosa. Fronte elevada, topo arredondado e a nuca acompanhando a curvatura do topo e concordando em sua inclinação com o início do corpo. Bico curto. A curva sob o bico, de perfil, deve ser um prolongamento normal da curva que define o peito o que confere uma aparência de robustez ao pássaro.
A cabeça deve ser considerada juntamente com o pescoço, isto é, da linha que define o corpo para cima.
Fronte baixa, topo plano, nuca côncava, bico desproporcional, olhos mal posicionados e sobrancelhas devem ser penalizados.
Tamanho desproporcional da cabeça, faces pontiagudas e pescoço com curvas reversas devem ser penalizados com rigor.

CORPO - 10 Pontos
Ombros: proporcionalmente largos e profundos, arredondados e altos de onde se funde gradualmente a cabeça. Peito/tórax: cheio, largo e profundo com altura e largura correspondentes às dos ombros e ligado à base do bico em curva contínua que segue até a parte inferior da cauda. O ventre e parte inferior da cauda formando uma linha reta.
Corpo proporcionalmente arredondado em relação a altura e largura, cônico e afunilando gradualmente (dorso e ventre) em direção à cauda.
Desenho do corpo deve ter importância extrema em um canário yorkshire. Sendo um pássaro de posição seu desenho ou forma deve ser o mais próximo possível do “padrão de excelência”. O corpo dever ser arredondado/cônico e afilar-se gradualmente em direção a cauda. O pescoço deve ser muito curto e bem cheio conferindo ao pássaro uma aparência sólida. Esta aparência da a impressão de ereto e corajoso que confere à raça o apelido de “guardião” ou “pássaro cavalheiro”.
Peito muito proeminente, reto ou côncavo quebra a linha inferior do perfil e deve ser penalizado, o mesmo acontecendo com a linha das costas.
O pássaro deve ser olhado de frente e de costas, pois há pássaros que se apresentam muito bem quando de perfil, mas que possuírem ombros estreitos (menor dimensão que a linha das costas ao peito) perdem a forma quase circular que deve ter início do corpo.

TAMANHO - 10 Pontos
Aproximando-se das 6 3/4", (17,3 cm), respeitando a proporcionalidade das partes. 17 cm no mínimo.
Os pássaros atuais têm um comprimento um pouco maior. Os pássaros de pequeno tamanho são penalizados com rigor. Os de tamanho maior (19 a 20 cm), quando o comprimento quebra a proporcionalidade da forma, devem ser penalizados.

CONDIÇÕES GERAIS / SAÚDE 10 pontos
Em boas condições de saúde e limpeza. Neste item devem ser analisadas a saúde e as condições de apresentação do pássaro. Pássaros com penas sujas e pés com escamas devem ser penalizados.
Todas as cores naturais, ser pigmentação artificial, são admitidas existindo nove categorias de cor para julgamentos de acordo com a cor de fundo e presença de melanina.

Defeitos Desclassificatórios:
1. Forma muito afastada do padrão.
2. Tamanho inferior a 16 cm.
3. Excesso de frisos em toda a plumagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário