sábado, 14 de novembro de 2015

Preparação do canário Yorkshire para concurso: Cortar e retirar as penas da cauda? Uma reflexão

Claudemir Martins Soares
MSc. Em Produção Animal e Dr. em Ciências Ambientais
Membro COP – Clube Ornitológico de Paranavaí e YCCB – Yorkshire Canary Club do Brasil

Este é um assunto ainda cheio de "mistérios" com uma dose de falta de informação e de conhecimento e, até com casos de criadores que não concordam com a real necessidade da pratica. Entretanto mesmo entre os que usam o método, ou que concordam com ele, ainda ficam no ar algumas perguntas freqüentes: 1) Qual a vantagem do processo? Quando cortar? Que tamanho deveríamos deixar as penas? Por quanto tempo deixar o rabo com as penas cortadas? Quando e como retirar as penas para que se formem as novas? Quais os riscos?
Em 2007 ao visitar um criador da raça percebi que os seus filhotes com cerca de 40 dias tinham as penas dos seus rabos cortadas. Quando o questionei, ele me disse que fazia parte do processo de preparação para concurso e que tinha aprendido com criadores italianos. Fique com aquilo na cabeça e, na minha primeira tentativa, passei a fazê-lo no ano seguinte, cortando 2/3 do comprimento das penas o rabo dos filhotes de Yorkshire e os deixando assim, com as penas cortadas, até o inicio da muda de penas, quando apareciam as faixas de troca de penas do peito. Nesse momento eu retirava as penas, alternadamente, e esperava que as primeiras penas novas estivessem do tamanho das cortadas quando, então, eu retirava também estas. Fiz assim pelo "método de copiação" até com os primeiros filhotes de 2012.
Com o advento recente do face book percebi, ao ver fotos de filhotes em diferentes idades e fases de preparo pra concurso, que muitos criadores da Itália usam este processo. Conversei com alguns deles via chat e, assim, me veio algumas respostas: Quando cortar?: Eu estava fazendo o certo, ou seja, cortando os rabos assim que os filhotes eram separados das amas. Por outro lado, eu estava fazendo bem diferente do usual em relação a quanto tempo deixá-los com o rabo cortado de como retirar as penas. Quanto tempo deixar? As penas devem ser retiradas, de preferência, quando os filhotes já estivem finalizando o processo muda de penas assim eles ficam por cerca de três a quatro meses com o rabo curto (Figura 1). Quando tirar?: Diferente do que eu usava, achando ser o adequado, eles tiram as penas, que foram cortadas aos 40 a 50 dias antes do período de concursos, bem mais tarde, quando os canários já estão finalizando a muda, porém, com tempo suficiente para que o rabo se forme para o concurso. Como tirar? Também diferente do que eu usava, eles tiram todas a penas ao mesmo tempo deixando o jovem York totalmente sem cauda (Figura 2) sendo as novas penas formadas todas ao mesmo tempo (Figura 2).












Foto: Dario Piccarreta

Fotos: Aldo Onzaca

Figura 1. Filhotes de Yorkshire ainda com a primeira plumagem e cauda cortada.

Entre os criadores de Yorkshire este é um assunto distante de ter consenso e muitos ainda não tem opinião formada. Alguns dizem que melhora a postura, outros que o único propósito seria aumentar o tamanho dos canários visto que as penas definitivas, que só seriam trocadas no segundo ano, realmente são maiores que as da primeira plumagem. Outros, que seriam uma forma de igualar as penas arrancadas ou estragadas pelas amas ou, ainda, quebradas e precisaram ser retiradas. Há também quem diga que é perda de tempo que este ato não muda em nada.


Foto: Dario Piccarreta
Figura 2. Filhotes de Yorkshire em fim de muda de penas com as penas da cauda recém retiradas.

Mesmo com estas respostas, ainda ficou uma pergunta martelando minha imaginação: Será que realmente isso ajuda no processo de preparação pro concurso? Existe algum motivo, além de igualar as possíveis penas retiradas pelas amas antes dos filhotes serem separados? Recentemente me veio a explicação mais plausível em conversa com um amigo que ouviu de um criador Inglês onde o fato do filhote ter o rabo cortado e ficar assim até 120 dias antes do concurso faz com que sua estrutura se desenvolva ("amadureça") sem o peso do "rabo" e assim o uropígio, local de inserção das penas da cauda, se estabeleça em uma posição que leve as penas definitivas formarem um rabo mais adequado ao padrão Golding, ou seja, levemente levantado, não seguindo a mesma linha do dorso do canário. Este me pareceu ser o argumento mais plausível já que fato do “filhotão” passaria cerca quatro meses sem o peso da cauda inteira, justamente na época em que ele esta se formando possibilitaria que depois já com o rabo formado eles teriam uma melhor angulação da cauda e também uma melhor posição no poleiro. É claro que isso seria apenas um bônus que depende principalmente e inevitavelmente de indivíduos de linhagem de excelente qualidade genética.


Fotos: Aldo Onzaca
Fig. 3. Filhotes de Yorkshire em fim de muda de penas com o rabo em formação após serem retiradas.

Pra não dizer que eu só falei de flores, ressalto que há alguns inconvenientes neste processo. Um deles e o inevitável manuseio dos pássaros e a retirada uma a uma das penas que causa estresse momentâneo aos pássaros. Outro, ainda mais sério, é que sempre há o risco de as amas retirarem penas dos rabos dos filhotes ou mesmos de terem penas retiradas pelos companheiros de grupo nas voadeiras ou mesmo algumas penas caírem naturalmente. Nestes casos, como uma nova pena vai se formar, corre-se o risco de alguma pena ainda em formação (chamadas de cartuchos) e que guando puxadas podem levar a sangramentos. Ressalto ainda que, atualmente, é um método que é usado e defendido por alguns criadores e considerado desnecessário e ineficaz por outros, mas que me parece que merece ser melhor entendido e avaliado.
Para ter resultado no uso deste processo é preciso cortar as penas do rabo com uma tesoura dos filhotes recém separados e deixar os pássaros com os rabos "curtos" até quanto estiver finalizando a muda de penas do corpo quando então o rabo com penas cortadas é enfim retirado sendo puxadas as penas de uma a uma no mesmo dia para que nasçam novas penas. Isso deve ser feito em pelo menos 40 dias antes do concurso para que haja tempo hábil para o novo rabo se formar.

Vale ressaltar que este artifício por si só não faz o "milagre" de transformar um canário sem qualidade e fora do padrão, ou mesmo um pássaro mediano para o padrão da raça, num individuo pronto para concurso, por outro lado, é, apenas, uma ferramenta para melhorar um detalhe que pode fazer a diferença quando se tem pássaros com boa qualidade genética.