quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Curiosidades sobre os desenhos que representam o padrão da raça de canário yorkshire

Curiosidades sobre os desenhos que representam o padrão da raça de canário yorkshire
Em uma conversa com o  Bruno Pietroluongo, Presidente do Yorkshire Canary Club do Brasil, saíram algumas coisas que achamos interessante dividir com os demais criadores e para isso editei uma figura (abaixo) para facilitar o entendimento e para que possamos visualizar estes diferenças.

Tem muitas histórias interessantes sobre isso: por exemplo, o Standard preto e branco do Manual da COM (A) é assinado por Golding, mas na verdade é uma cópia “mal feita” pois, o canário e ligeiramente mais fino e tem uma falha na nuca. Os ingleses, detentores do padrão da raça, não gostam da figura em preto e branco usada pela COM, por não expressar na totalidade o padrão Golding (B).

Alguns artigos citam que a figura em preto (A) e branco teria sido retocada a partir da original feita por Mr Golding (B) porque alguns grupos de criadores consideravam "impossível" na prática chegar ao proposto do Golding em seu desenho.

No Boletim Técnico da raça Yorkshire do nosso manual atual da FOB foi publicado no lugar do standard oficial um desenho do Professor di Bassegio (C) que também não tem muito a ver com o desenho original, pois tem uma mudança da curvatura da linha que se inicia no bico e se prolonga pelo peito.